terça-feira, 19 de janeiro de 2010

academia-de-talentos.com 18/01/2010


Artigo de opinião

“JOVENS DE PRIMEIRA”

ricardomonsanto1@gmail.com

Completo o segundo terço do campeonato urge agora posicionar as equipas no ataque aos seus objectivos. A Federação parece que vai fazer justiça e manter as regras do campeonato tal como este começou e que a bem da verdade nada fazia sentido uma alteração protagonizada com um terço decorrido, como tal descem 4 e vão duas à fase final, não se sabendo ainda como serão as decisões em relação ao segundo escalão.
Na zona norte o campeonato da primeira divisão contínua ao rubro, especialmente lá em cima no que diz respeito às duas posições de acesso à fase final e consequente disputa do título nacional.
O Jogo grande foi o Porto - Braga que os portuenses venceram por 2-1, já se esperava grande luta dos bracarenses que estão na 4ª Posição mas a equipa do dragão fez valer o factor casa e dificultou a vida aos arsenalistas de maneira que estes perdem assim proximidade da Académica de Coimbra.
O Vitória de Guimarães também jogou em casa e venceu sem contestação por claros 3-1, mantém assim a vice-liderança e a caminhada para a próxima fase, complicada continua a vida para os Leixonenses em décimo lugar com 25 pontos, ainda assim com distância significativa da reajustada linha de água, situação que vem expor claramente a importância de um regra em relação aos objectivos e tranquilidade de uma equipa de futebol.
A Académica de Coimbra deslocou-se ao recinto do Boavista onde venceu a histórica equipa do Bessa por 1-3, continuando por isso a boa réplica que tem dado este campeonato mordendo calcanhares aos vimaranenses e estando a apenas três pontos dos líderes. Os axadrezados é que ainda assim beneficiaram das derrotas de Desportivo das Aves e Candal para se manterem acima da linha de água embora a distância meça a curta medida de um ponto.
O Gondomar venceu pela margem mínima o Candal e mantém a quinta posição aproximando-se do Sporting de Braga que actualmente dista a apenas um ponto, no entanto, tem à perna o Varzim que ocupa o 6º Posto com 34 pontos, a partir daí já existe um fosso em relação ao 7º classificado Merelinense de 5 pontos.
O Feirense já longe dos resultados espantosos do início de época ocupa o 8º Lugar e desta feita até conseguiu um resultado positivo embora em casa com os poveiros.
Segue-se o Gil Vicente que fruto das ultimas exibições já se encontra na nona posição com 27 pontos e mostra como estão bem classificadas as equipas da Associação de Futebol de Braga nesta zona norte do maior escalão júnior do futebol português.
De referir que o Rio Ave ocupa a 11ª posição que a descerem seis lhe complicava a vida tal como ao Boavista, mas assim e tendo 24 pontos parece longe o suficiente das amarguras de quem luta para se manter num campeonato com esta competitividade.
Quem parece com os dias contados nesta divisão é o Salgueiros lanterna vermelha com apenas dez pontos e o penúltimo Penafiel que mesmo assim recebeu e pontuou frente ao Rio Ave, empate a zero que vale um pontinho precioso para deixar a malfadada lanterna que ninguém pretende.
Na zona sul do principal campeonato de sub19 do país o Benfica mantém-se na liderança, deslocou-se a Portimão e venceu por três golos sem resposta, continuando o conjunto de Diamantino Miranda a mostrar uma boa dinâmica ofensiva e muita segurança na zona mais recuada do terreno. Roderick Miranda e companheiros aguçam assim o apetite dos seus adeptos para a fase final.
O Sporting segue em boa perseguição aos seus rivais da segunda circular e receberam na sua fábrica de talentos o Vitória de Setúbal vencendo pela margem mínima mas mantendo assim a distância para o terceiro classificado em 8 pontos e não deixando fugir os principais opositores. Marcou o golo da vitória o gigante Amido Balde aos oitenta minutos do jogo fazendo assim o 10º golo da temporada, apenas menos um que o seu companheiro de sector Henrique Gomes.
O Marítimo continua em 3º Lugar e vai convencendo os mais cépticos que pode perseguir os grandes, venceu e convenceu em Alverca por 0-4, tendo uma equipa muito forte fisicamente e arrojada no ritmo que impõe nos jogos, os madeirenses lutam assim por grandes objectivos neste campeonato, colocando o campeonato da Madeira ao rubro, sendo já um mini-campeonato dentro do próprio campeonato visto que o pior classificado da Madeira tem que disputar um jogo com a equipa que subir da 2ª Divisão vai fazer um jogo obrigatório com o pior classificado da ilha pelo direito a disputar este super competitivo campeonato, descendo à 2ª o perdedor do jogo independente do posicionamento que tenha ocupado no final do campeonato, como tal o nacional não dá tréguas e também não fez por menos vencendo no Cristiano Ronaldo Futebol Campus a equipa da Naval pelos mesmos 4-0, mantém assim a 4ª posição e a curta distância de um ponto dos rivais.
O União de Leiria venceu por 3-2 um Estrela da Amadora que tem vindo em queda desportiva e acabou por os ultrapassar na 5ª Posição embora em igualdade pontual, o ataque do Leiria continua fantástico contrapondo com a defesa amadorense que tem nos centrais Job e Azevedo um grande esteio no sector mais recuado, ainda assim valeu neste jogo a pujança ofensiva dos Leirienses que em plena cidade Liz acabaram por vencer um duelo que estas duas formações se encontram a travar logo atrás das equipas representativas da pérola do atlântico.
Em relação à luta pela manutenção devo neste momento puxar a brasa à minha sardinha e mostrar o bom momento que atravessa o meu Oeiras, assumindo um pouco de emotividade nestas linhas por todas as dificuldades que já passámos, é bom notar este crescimento de forma na segunda volta, é bem verdade que depois das excelentes vitórias frente ao Portimonense e Nacional, tivemos o pior resultado da época durante a semana com o sempre temível Sporting por 5-0, mostrava-se então um grande desafio limpar a cabeça aos atletas para a deslocação ao terreno do nono classificado, o Real. Num jogo muito emotivo que durou até ao último minuto dos descontos valeu a boa forma física dos meus rapazes para trazer de Massamá os três pontos. Sendo um desafio muito equilibrado as equipas chegaram ao intervalo 0-0 sem se estar a assistir a um grande espectáculo, ambos melhoraram os índices qualitativos no 2º tempo e o Oeiras cedo se adiantou no marcador através de um pontapé de canto finalizado com o cabeceamento de Leandro, o Real respondeu e beneficiando de um livre indirecto à entrada da pequena área por pé em riste assinalado pelo arbitro da partida chegou à igualdade. O meu Oeiras ainda beneficiou logo de seguida de uma grande penalidade mas Cuca permitiu a defesa a João Ascenso. E o Real começou novamente a carregar aparecendo nessa fase Ricardo Chainho, guarda-redes da A.D.O. em grande estilo. Entretanto o Oeiras volta a crescer e Cláudio passa a bola de cabeça por cima do guardião da casa e ainda de cabeça isolado atira ao lado. O Oeiras marcou mesmo por Henrique mas o arbitro invalidou por falta sobre o guarda redes visitado e já em cima do apito final o mesmo Henrique marcou o segundo golo respondendo da melhor forma a uma primorosa assistência de Cláudio.
Beneficiando das derrotas de Portimonense, Alverca e Farense e a confirmar-se a descida de quatro equipas ganhámos assim um balão de 5 pontos da linha da água o que torna o próximo jogo com o Alverca ainda mais circunstancial para ambas as equipas na luta pela manutenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário