terça-feira, 2 de março de 2010

futebolportugal.com 01/03/2010




Artigo de opinião “GOLOS E ARTTE”

ricardomonsanto1@gmail.com

Corrida a dois. Pode ser este o destino do que resta para se jogar do campeonato português, uma corrida em tons de vermelho que ficou cimentada com as vitórias do fim-de-semana de Benfica, 4 golos sem resposta em Matosinhos frente ao Leixões, do Braga que recebeu na Pedreira e venceu o Olhanense por 3-1 e com o avolumar da distância do F. C. Porto em relação a este dueto vermelho ao perder no Alvalade XXI por esclarecedores 3-0 contra um Sporting que dá sinais claros de contrariar a crise.
O Benfica aproveitando bem o seu grande momento e a confiança que estar na liderança lhe trás, deslocou-se a Matosinhos e debaixo de condições atmosféricas muito adversas e com o campo muito encharcado, ultrapassou obstáculos e foi construindo uma vitória sustentada por números esclarecedores. Éder Luís aos 28 minutos abriu o activo com um remate fora da área que ainda desviou num adversário e traiu o guarda-redes local. No segundo tempo apareceu todo o génio de Angel Di Maria que fez o seu primeiro hat-trick em território nacional facturando aos 59, 76 e 87 minutos puxando para si os holofotes desta liga portuguesa. Este jovem argentino pode mesmo ser a próxima grande transferência da Liga Sagres para um grande campeonato europeu, os números serem astronómicos ou não, vai depender muito do campeonato do mundo da África do Sul.
O Sporting de Braga deu uma resposta muito positiva frente ao Olhanense, depois da pesada derrota do passado fim-de-semana frente ao F. C. Porto, num jogo que colocava frente a frente dois ex-companheiros de equipa, agora na pele de treinadores, Domingos Paciência e Jorge Costa, levou a melhor a equipa minhota que venceu por 3-1 e continua na corrida ao titulo com os encarnados da luz. Em pleno Estádio Axa até foram os algarvios a abrir o marcador logo aos 17 minutos por intermédio de Djalmir. Responderam bem os bracarenses e 4 minutos mais tarde Matheus restabelecia a igualdade no marcador, ainda antes do intervalo Evaldo fez o 2-1 e levou a sua equipa a vencer para os balneários. Na segunda parte a equipa de Domingos Paciência soube gerir o jogo e marcou o terceiro golo aos 54 minutos pelo avançado oriundo dos Camarões, Meyong, sentenciando definitivamente o jogo.
No Alvalade XXI, naquele que foi o jogo grande da jornada, contra as expectativas de muitos o Sporting dando seguimento ao bom jogo efectuado durante a semana para a Liga Europa frente ao Everton, realizou novamente exibição de gala e venceu o Porto que também atravessava bom momento, por esmagadores 3-0, silenciando momentaneamente muitos dos críticos ao Prof. Carlos Carvalhal, até porque já se viu que esta época os problemas leoninos não tiveram só e apenas haver com os técnicos que comandaram a equipa e pode até ter sido um ano de extrema aprendizagem para o clube. Venceu com golos de Yannick Djaló, Marat Izmailov e Miguel Veloso, tendo oportunidade até para marcar um quarto golo. Surpreendeu pela negativa um F. C. Porto do Prof. Jesualdo Ferreira que nos habituou a aparecer no seu melhor no ultimo terço do campeonato e que neste jogo nunca conseguiu pegar no jogo, ficando rendido ao ritmo e velocidade que os Leões impuseram na partida. Com esta derrota os Dragões vêm-se agora a 8 pontos de distância do 2ºclassificado, Braga, e a 9 pontos do líder, Benfica, e embora faltando 9 jogos para jogar, é preciso uma conjectura muito improvável para este F. C. Porto chegar ao título nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário