sábado, 17 de outubro de 2009

Jornal "Frente Oeste" 15/10/2009


Artigo de opinião “BOLA NA REDE”

ricardomonsanto1@gmail.com

Sem a incrível Odisseia do Carregado na II Liga para contar, já que houve a paragem dos principais campeonatos, devido ao compromisso das selecções, urge comentar mais minuciosamente o que se passou este fim de semana na 3ªDivisão e Divisão de Honra de Lisboa, até porque também para o Mafra e Igreja Nova existiu interregno das suas competições.
Na série E da 3ªDivisão acentua-se a quebra do Peniche que após ter consentido um empate em casa frente aos modestos portalegrenses de Gavião, deslocaram-se agora a Sintra onde foram derrotados por 3 bolas a uma, depois do excelente arranque das primeiras jornadas espera-se mais da equipa representante da comunidade piscatória e aguarda-se por uma resposta positiva já no dia 25 frente ao 1ºDezembro comandado pelos seu antigo técnico, Bastos Lopes.
Em clara subida na tabela vai o Torreense, o histórico clube do Oeste, deslocou-se ao campo do outrora grande clube que une as freguesias de Olivais e Moscavide, que tem assim a particularidade de juntar dois concelhos, Lisboa e Loures, e reparar nas dificuldades porque passa o clube lisboeta ainda a pagar a factura da participação menos cuidada na Liga Vitalis. Hoje o Clube Lisboeta joga com uma equipa 100 por cento amadora onde nenhum jogador recebe um cêntimo para jogar e onde nenhum deles alguma vez jogou sequer um campeonato nacional de 3ªDivisão, pagam-se caro as megalomanias e estas coisas acontecem a quem cresce sem bases sólidas de sustentação, como ultimo classificado da 3ªDivisão série E espera-se desta equipa dignidade dos seus jogadores e técnicos que tudo farão para dignificar uma camisola com história própria.
Logo a seguir vem o surpreendente Atlético do Tojal, a equipa que foi repescada nos distritais à ultima da hora para participar nesta série, que devido a esse motivo praticamente não fez pré-época, foi à cidade das Caldas da Rainha vencer e continuar a convencer os seus adeptos que a manutenção é possível, têm sido grandes os jogadores que representam a equipa de futebol desta pequena freguesia de Santo Antão do Tojal e estão os seus habitantes moralizados numa divisão onde até se joga um “bocadinho” mais de futebol que aquilo que estavam habituados no seu historial de distritais, vamos ver o que consegue esta antiga filial do Atlético Clube de Portugal.
Já o Caldas vem em queda livre, depois da goleada que sofreu em pleno Manuel Marques contra o Torreense, volta a perder com uma equipa do Oeste, desta vez na sua própria casa. O campeonato ainda dá os primeiros passos mas sendo a próxima jornada em casa do agora conhecido como “clube dos poetas”, o Oeiras, clube que fez uma aposta clara em jogadores de 1ºano de sénior (19 anos) que constituem quase metade do plantel, e tem mostrado uma irreverência e velocidade no jogo extraordinárias, garanto que será tarefa árdua, até porque ao treinar a sua equipa de Sub19 que está bem posicionada no escalão máximo do futebol português de Juniores, tenho um bom conhecimento da equipa sénior e dificilmente algum forasteiro ganhará no Estádio Municipal de Oeiras.
Em grande estilo na Divisão de Honra segue o Vialonga, venceu por 3-1 num derby do Oeste, derrotou assim o Ponterrolense e inverteu o posicionamento classificativo no que diz respeito à liderança, vai-se percebendo que vai ser interessante a luta pela subida nesta divisão. Mas a grande surpresa da jornada veio da Associação da Charneca que foi à Vila onde o mar é mais azul vencer o Ericeirense por 0-2 alcançando a 4ªposição. Também esteve bem o Encarnacense que recebeu e venceu o Sacavenense por 3 golos sem resposta juntando-se assim ao lote de equipas do Oeste que ocupam o topo da classificação. Num jogo envolto em polémica, pois o jogador nº15 da equipa da casa levou dois amarelos e ficou em campo, o Loures venceu em casa a equipa do Malveira por 4-2, depois de o Loures estar a vencer por 2 bolas a zero a equipa da Malveira ainda reagiu e chegou ao 2-2 mas a equipa da casa impôs-se e venceu por 4-2, depois de ter iniciado bem o campeonato e com bastantes jogadores que fizeram carreira nas principais divisões do futebol português, o Malveira que tem um plantel bem construído, tem agora que apresentar um futebol equivalente ao seu verdadeiro potencial.
Com a lanterna vermelha e muito abaixo daquilo que mostrou a temporada passada segue o Freiria, desta feita foi derrotada no Cacém e continua a ocupar a cauda da tabela, a próxima jornada em casa frente ao Ericeirense em mais um derby do Oeste torna-se assim de vital importância para a equipa das águias que arriscam em caso de derrota a ganhar um atraso incontornável na tabela, por outro lado a equipa da Ericeira é das mais competitivas desta divisão, os adeptos do oeste têm aqui um encontro que se espera de muitas emoções e um bom jogo em perspectiva!

3 comentários:

  1. Boa Tarde, tenho 16 anos, e fui eu que criei e desenvolvi o blog não oficial do Torreense, que no ano passado tentou informar sobre o clube, e que penso que chegou ao conhecimento da, na altura, equipa técnica do clube.

    Descobri hoje o seu blog, numa altura em que tinha acabado de rever (numa fim-de-semana de taça) o vídeo da TorresTV do jogo Torreense - Académica (jogo que tive a honra de assistir no Manuel Marques) ao ver esse vídeo e ao lembrar-me do excelente espectáculo de futebol a que assisti não pude deixar de, mais uma vez, pensar onde poderia ter chegado o Torreense se não tivesse acontecido o que aconteceu no Natal 2008, se não se tivesse mandado embora um bom treinador e desmembrado uma boa equipa, muito jovem e cheia de potencial...

    Tendo a oportunidade através deste blog não poderia deixar de lhe desejar as maiores felicidades no seu actual clube, e que tenha muito sucesso no futuro, quem sabe, de novo no Torreense.

    Felicidades e muito sucesso!!

    ResponderEliminar
  2. Não o posso tratar pelo nome pois não o sei, mas apreciei o comentário e fica aqui prometido um agradecimento público ao mesmo através da minha coluna de opinião "Bola na rede" no jornal Frente Oeste, já na próxima 5ªFeira.

    Ricardo Monsanto

    ResponderEliminar
  3. Fico muito honrado com esse agradecimento e sem dúvida que a sua resposta ao meu comentário já foi para mim uma excelente forma de agradecer!

    O meu nome é João Silvestre e como disse no outro comentário tenho 16 anos e fui eu que desnvolvi o blog não oficial do Torreense que esteve online durante toda a época 2008/09.

    ResponderEliminar