sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Entrevista à Academia de Talentos


Técnico do Oeiras faz antevisão do derby
A poucos dias do duelo de gigantes na Academia de Alcochete, entre as equipas de juniores de Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa Benfica, a Academia de Talentos continua a ouvir as previsões dos técnicos que já tiveram a oportunidade de defrontar os dois conjuntos no presente Campeonato Nacional de Juniores.
O professor Ricardo Monsanto, técnico da equipa de juniores da Associação Desportiva de Oeiras, já mediu forças com as duas equipas e aceitou o desafio de fazer a antevisão do aguardado derby para o nosso jornal.
“Penso que as duas equipas têm grandes individualidades”, começou por dizer o jovem técnico. “Estivemos a ganhar por 1-0 contra ambas as equipas e não conseguimos segurar a vantagem contra nenhuma. Em ambos os jogos acabámos por perder por 3-1”, explicou Ricardo Monsanto, que não conferiu particular favoritismo a nenhum conjunto: “É difícil atribuir favoritismo a uma das equipas. Penso até que pode ser um jogo de empate”.
Depois dos confrontos com Sporting e Benfica, o técnico da turma oeirense ficou com uma noção das principais potencialidades de «leões» e «águias». “Em relação ao Sporting, penso que as individualidades criam muitos desequilíbrios do meio-campo para a frente”, comentou o técnico, que analisou seguidamente a equipa do Benfica: “A defesa e o meio-campo do Benfica são muito fortes e é uma equipa muito compacta”.
O técnico justificou esta análise com o que viu nos embates diante de ambas os conjuntos: “Penso que a equipa do Benfica consegue ter mais colectivo e conseguiu dar a volta ao jogo contra nós pelo colectivo, ao longo dos noventa minutos de jogo. Em relação ao Sporting, vi menos colectivo, mas vi também as individualidades a sobressaírem mais”.
Apesar de se disputar à porta fechada, o jogo realizar-se-á na Academia de Alcochete. Contudo, na opinião do professor Ricardo Monsanto, neste tipo de jogos o factor casa não é preponderante. “Penso que num derby tudo pode acontecer e o factor casa não conta tanto como num jogo normal de campeonato. Um derby é sempre um jogo diferente”, considerou o técnico.
O arranque de campeonato do Oeiras visto pelo técnico
De momento, a equipa do Oeiras ocupa a 10.ª posição do Campeonato Nacional de Juniores, com 4 pontos conquistados. Nos cinco jogos já disputados, o conjunto orientado pelo professor Ricardo Monsanto venceu o Real (3-2), empatou com o Portimonense (0-0) e foi derrotado por Benfica, Sporting (ambos por 1-3) e Nacional da Madeira (1-2).
O técnico contou-nos como está a ser o arranque de época. “Penso que fizemos pontos nos jogos que tínhamos de fazer, que foi com o Portimonense, fora de casa, e com o Real, em casa. Tivemos também, logo nos primeiros jogos, três confrontos muito difíceis, nos quais não conseguimos pontuar, diante do Sporting, Benfica e Nacional da Madeira”, analisou Ricardo Monsanto, que prosseguiu: “Vamos defrontar agora equipas do nosso campeonato e estamos à espera de continuar a amealhar pontos”.
Até ao momento, o técnico está satisfeito com a resposta dos seus atletas, mas referiu que ainda não tem o plantel completo. “Apesar de ainda não ter os atletas todos inscritos, aqueles que estão disponíveis estão-me a satisfazer”, garantiu, fazendo uma análise ao plantel que tem à sua disposição: “Penso que é um plantel equilibrado e que pode fazer uma época tranquila. Estamos à espera de ter todos os atletas disponíveis, para podermos ter o máximo rendimento que o plantel pode dar”.
Na próxima jornada, o Oeiras deslocar-se-á até ao Ribatejo, para defrontar o Alverca, e Ricardo Monsanto lançou os dados desse duelo. “O Alverca mudou de treinador esta semana. É uma equipa que ainda não conquistou qualquer ponto neste campeonato, mas, face à mudança de equipa técnica, penso que vamos apanhar atletas motivadíssimos e a quererem mostrar valor ao novo treinador”, observou o treinador do Oeiras.
Na conversa com o professor Ricardo Monsanto, o nosso jornal quis também saber qual o objectivo traçado pelo Oeiras para esta temporada. O treinador mostrou-se realista, mas também confiante: “O nosso objectivo é a manutenção no Campeonato Nacional de Juniores, ou seja, ficar do 12.º lugar para cima. Contudo, obviamente que eu e os jogadores gostaríamos de conseguir um pouco mais e talvez ficarmos na metade superior da tabela”.
Texto: Redacção Academia de Talentos (João Miranda).

Sem comentários:

Enviar um comentário