segunda-feira, 3 de maio de 2010

futebolportugal.com 03/05/2010


Artigo de opinião “GOLOS E ARTTE”

ricardomonsanto1@gmail.com

Vai ser na derradeira jornada que se vai decidir o campeonato, o jogo no Dragão acabou numa lição táctica dada pelo Professor Jesualdo Ferreira a Jorge Jesus cujo resultado final reverteu em 3-1 a favor da equipa da casa, podemos mesmo observar que exceptuando a final da Taça da Liga, Jorge Jesus não tem conseguido vencer jogos que se revestem com características de final ou têm carácter decisório.
Aconteceu com o Vitória de Guimarães para a Taça de Portugal, com o Liverpool para a Liga Europa e agora com o F. C. Porto no jogo que podia decidir o campeonato, ficando tudo adiado para a última jornada.
Claro que basta pontuar com o Rio Ave em casa para que os mais simples adeptos saltem para cima da estátua do Marquês com bandeiras e cachecóis em punho a gritar por campeões, o que atendendo à extrema qualidade dos jogadores do Benfica versão 2009/2010 nada tem de fantástico, embora muito meritório como é obvio, agora fantástico é os resultados obtidos pelo Braga ao longo deste campeonato que o fazem chegar à última jornada com a possibilidade de ser campeões, espectacular tem sido o trabalho de Domingos Paciência que com jogadores lesionados e alguns severamente castigos apresentou uma consistência de jogo extraordinária durante a época, difícil não é ganhar com Saviola, Javi Garcia, Ramires e companhia, muito difícil é ganhar com uma equipa de jogadores jeitosinhos.
Difícil não será o Benfica com jogadores de classe mundial que auferem vencimentos astronómicos para a realidade do campeonato português pontuar em casa com o Rio Ave perante 65.000 mil adeptos fervorosos a apoiar a sua equipa, muito difícil será o Braga ir vencer à Choupana o Nacional do Professor Manuel Machado que apesar de todos os problemas de saúde que teve durante a época fez mais um belíssimo campeonato, mesmo assim este Braga tem ultrapassado obstáculos como este. Devemos dar o mérito também a António Salvador que de às uns anos para cá, desde o tempo do Professor Jesualdo Ferreira, fez crescer o clube minhoto a nível nacional tendo serenamente ocupado o papel que à uns anos atrás pertenceu ao Boavista no nosso futebol mas com alguns pressupostos diferentes, como o crescimento desportivo sustentado e a estabilidade financeira.
Ficamos desde já a aguardar a jornada final deste campeonato com a certeza que suceda o que suceder os bracarenses têm mais do que razões para se sentirem uns verdadeiros campeões não tirando o mérito ao milionário Benfica se alcançar o objectivo a que se propôs.
Ficaram bem as palavras de Augusto Inácio sobre o colega de profissão, Professor Carlos Carvalhal, após o jogo entre as duas equipas, Carvalhal que entrou numa altura de dificuldade acrescida no reino do leão e que conseguiu os objectivos mínimos traçados pelos presidente, o 4ºlugar, saindo de Alvalade bem visto e acarinhado pelos adeptos do Sporting.
Num campeonato também marcado pelo bom futebol da Académica de André Vilas Boas acabou por se confirmar nesta jornada a descida de divisão de outro histórico do futebol português, o Leixões, que em devida altura podia ter tomado providências para o evitar, manteve a postura do nosso futebolês português e assim se foi juntar ao Belenenses na descida de divisão, Belenenses que ainda assim se despediu com uma boa exibição e excelente resultado dos seus adeptos, 5-2 frente ao União de Leiria.

1 comentário:

  1. boa noite ricardo parabéns pelo teu blogue esta muito fixe. um abraço filipe da lourinhã

    ResponderEliminar