domingo, 6 de setembro de 2009

academia-de-talentos.com 09/09/2009


Artigo de opinião

"JOVENS DE PRIMEIRA"

ricardomonsanto1@gmail.com

Agradecendo desde já o convite do I.S.C.E. e da redacção da Academia de Talentos para comentar o desempenho dos Sub19 nos respectivos campeonatos nacionais em 2009/10, e após um verão que parece ter sido bom conselheiro para os vários dirigentes em Portugal que começam agora também a olhar para dentro e ver que a qualidade que sempre existiu continua a existir e necessita apenas de ser trabalhada com método, rigor e competência para que este país continue a fazer Futres, Figos, Ronaldos etc…, parece-me que vamos ter futebol de qualidade no campeonato nacional de juniores num dos países que mais vive a sua modalidade a nível nacional.
Começando pela 1ªDivisão Zona Norte o destaque inicial vai para formação da Académica, os estudantes reforçaram bem o seu plantel e começaram no topo da classificação, uma nota de destaque para o Feirense, equipa que conheço bem, pois tive oportunidade de disputar consigo um jogo preparatório que casualmente também terminou empatado, que conseguiu um empate a uma bola em casa do FC Porto que inclusive reduziu a desvantagem que teve quase todo o jogo quase em cima do minuto 90, depois disso um empate 4-4 com o sempre difícil Leixões, faz antever um bom campeonato desta equipa nortenha. Depois parece que equipas como o Salgueiros que continua a ter uma excelente formação apesar do triste e conhecido destino que teve a sua equipa sénior, o Varzim, o Gil Vicente entre outras, são equipas que estão apostadas em fazer um bom campeonato e intrometer-se numa luta que tradicionalmente costuma ser de Porto, Boavista, Braga e Vitória de Guimarães.
Na Zona Sul da 1ªDivisão o União de Leiria entrou a todo o gás, marcando 11 golos em 2 jogos, cilindrando completamente os seus oponentes, liderando com a companhia de Benfica e Nacional esta competitiva série, a equipa do Benfica parece-me ainda mais forte que o ano transacto e esta fase regular do campeonato pode ser o fiel que vai aferir dessa qualidade que se espera, já a equipa madeirense depois do excelente campeonato do ano passado parece estar ainda mais forte, embora faça do produto estrangeiro a base do seu onze, tenho para mim que isso é um sinal dos tempos e resultado da regionalização mas nem tanto ao mar nem tanto à terra como já dizia a minha avó, como tal acho que os planteis devem ser reforçados e serem culturalmente heterogéneos sem esquecer dos nossos jovens, até porque o jogador madeirense é boa escolha como na super liga nos dá o exemplo o Ruben Micael. Destaque pela negativa para o Belenenses que na época transacta fez um excelente campeonato, se reforçou imenso para esta época e ao final da 2ªJornada aparece na modesta 13ªPosição, situação só explicável pela força dos adversários que encontrou pela frente, Sporting e Nacional, equipas que eu próprio vou apanhar seguidamente nas duas jornadas que se seguem, antevendo-se agora uma recuperação na tabela classificativa para as jornadas que se seguem. Do Sporting espera-se que seja o principal opositor do Benfica na luta para vencer esta fase regular e que lute pelo título até final, até porque uma equipa constituída por altas individualidades de nível mundial para o escalão tem por si só essa obrigação, não jogassem nesta equipa Serôdio, Cedric, Freitas, Renato, Taira, Zezinho, Zahavi, Amido Balde e mais um lote incrível de internacionais pelos seus países de origem.
Curiosos também estamos para acompanhar os desenvolvimentos no Real que no primeiro ano como satélite do Sporting vai ser uma incógnita esse resultado, independente dessa vantagem da equipa de Massamá, penso que equipas como Setúbal, Estrela, Marítimo, Atlético, Naval vão ter sempre uma palavra a dizer no que toca a dar bastante competitividade a esta série às quais eu gostaria de com trabalho e sustentação juntar o meu Oeiras que a nível da formação em Portugal tem dado cartas em todos os escalões e que culminou com a subida aos nacionais da sua equipa sénior e consequente promoção de 8 jogadores juniores à equipa principal que para já deu boa resposta na taça de Portugal nos Açores trazendo uma confortável vitória de 5 bolas a uma para a zona da linha e pode vir a ser um bom exemplo do que é a aposta na formação em Portugal.
Mais particularmente em relação aos meus juniores desta mesma Associação Desportiva de Oeiras, estamos preparados para umas primeiras 4 jornadas muito complicadas, mas para já fizemos a vida negra ao Benfica que nos primeiros 45 minutos da 1ª Jornada do jogo em Oeiras, onde estes viram a sua vida complicada, pena não termos estendido essa exibição até aos 90 minutos, mas foi já no segundo tempo com um Nelson Oliveira muito forte e em especial com a entrada de Domingos Silvério, que o Benfica acabou por dar a volta ao jogo com dois golos deste jogador africano naturalizado português. Na 2ª Jornada em Portimão frente a um Portimonense que acabara de receber o jogador internacional português vindo do Villarreal de Espanha, Fábio, que foi inscrito no decorrer dessa semana e dotado de um pé esquerdo fabuloso, foi um prazer vê-lo jogar mas também com gosto o soubemos anular, o jogo foi competitivo, sendo que na 2ªparte crescemos e acreditou-se que seria possível trazer os três pontos para a linha, embora o resultado se tenha mantido inalterado (0-0) até ao final do jogo, foram criadas boas situações de golo e jogou-se bom futebol, ficam na retina a oportunidade desperdiçada por Yaka e a excelente defesa do guarda redes algarvio a um remate de Diego já perto do final da partida.
Grande destaque para o menino Baby, ainda juvenil que mostra um futebol muito adulto nesta equipa do Oeiras, as equipas grandes que abram os olhos pois muitas vezes nestas equipas de menos nome mas excelente formação, surgem jogadores que podem vir a ser de primeira linha nacional, mas para já parece-me que esta equipa vale muito mais pelo colectivo que pelas individualidades e que vai crescer muito durante o campeonato. Por agora limpamos armas durante este fim de semana de trabalhos das selecções para depois receber Sporting e Nacional, foi um osso duro de roer o que nos ditou o sorteio para este frenético inicio de campeonato, em 4 jogos fazer 3 contra equipas que ficaram no top 5 do campeonato anterior, apanhando os principais candidatos ao título e os próprios campeões nacionais, mas com muita vontade perspectivamos bons espectáculos desportivos.

5 comentários:

  1. O inicio pode ser difícil mas vocês depois têm potencial para superar as dificuldades...

    ResponderEliminar
  2. Olá Ricardo, não sei be mcomentar estes blogues, mas gostaria de deixar aqui um abraço e votos de sucesso, embora daquilo que te conheço, vais montar uma "TROPA DE GUERREIROS" como sabes bem fazer, e esta equipa vai deixar muita gente boquiaberta...
    O resultado qdo se defronta equipas com as tuas características, ja se sabe que são embates muito bons de se ver e os resultados, toda a tua experiencia e historial fala por si só.
    Grande abraço e continuaçao de sucesso na tua carreira.
    Professor Carlos António

    ResponderEliminar
  3. Bem, sem dúvida que o ínicio de campeonato que vos calhou não é fácil mas faço minhas as suas palavras do professor naquela máxima que muito gosta de utilizar e tenho a certeza que embora não se ganhe sempre, aprender é sempre imperativo e os seus miúdos quando não ganharem de certeza que vão aprender (eu espero surpresas) :-).
    Apraz-me saber que o trabalho de casa está feito e que de norte a sul o perfil das equipas está mininmamente conhecido.. agora trabalho, muito trabalho com certeza.. saudações desportivas ao meu amigo Ricardo e boa sorte para ti e para os teus meninos. Logo estarei em Oeiras e espero ver-vos domar os leõenzinhos.. Abraço

    ResponderEliminar
  4. Um excelente treinador, com um enorme potencial, um lutador nato em que cada desafio é sempre vivido com grande intensidade e muita dedicação!!!! Forçã campeão e boa sorte nesta nova etapa da tua vida com os juniores do Oeiras.
    Raquel

    ResponderEliminar